Descrição da atividade
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a segurança do doente é definida como “a ausência de danos desnecessários ou danos potenciais associados aos cuidados de saúde”. A segurança do cliente/doente é a pedra basilar para a elevada qualidade dos cuidados de saúde. A “moldura” utilizada pelo Instituto de Medicina (IOM, na sigla em inglês), destaca seis dimensões da Qualidade, evidenciando que os cuidados de saúde devem ser: seguros, eficazes, oportunos, centrados na pessoa e equitativos. 
Esta atividade discutirá as dimensões da qualidade e  segurança dos cuidados; o impacto dos eventos adversos e o papel das pessoas e das organizações de saúde na melhoria da segurança do doente. Discutiremos ainda acerca de quem deve ter a responsabilidade de reportar problemas/incidentes de qualidade e segurança, o que deve ser e como deve ser reportado.

Fornecida por
Esta atividade é disponibilizada pela OptumHealth Education e pela UnitedHealthcare Global.

Apoio comercial
Esta atividade não conta com apoio comercial.

Exigências de hardware/software
Para visualizar esta atividade é preciso usar Internet Explorer versão 7.0 ou superior, ou Firefox versão 3.0 ou superior, com Windows Media Player versão 9 ou superior, RealPlayer versão 12 ou superior, ou Adobe Flash Player versão 9 ou superior. Antes de iniciar, assegure-se de que o software para bloquear pop-ups está desligado.

Público-alvo
Esta atividade foi desenvolvida para dar resposta às necessidades dos profissionais de saúde; enfermeiros, farmacêuticos, médicos, técnicos e outros profissionais da área e pessoas que prestam cuidados de elevada qualidade.

Objetivos da aprendizagem
No final desta atividade, os participantes devem ser capazes de:

  • Entender a criticidade das dimensões da qualidade de cuidados e da segurança do cliente. 
  • Definir e enumerar as seis dimensões da Qualidade.
  • Identificar as dimensões de qualidade de cuidados e de segurança do cliente e dar exemplos.
  • Descrever o impacto dos eventos adversos.
  • Reconhecer o papel que as pessoas e as organizações de saúde têm nos cuidados de saúde para melhorar a segurança do cliente.
  • Discutir quem é responsável por reportar problemas de qualidade e segurança, o que deverá ser reportado, como reportar algo e a importância de o fazer.