Descrição da atividade
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a segurança do paciente é definida como “reduzir a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde”. A segurança do paciente é o alicerce do atendimento de saúde de alta qualidade. Uma estrutura de trabalho do Instituto de Medicina (IOM, na sigla em inglês) bastante utilizada define seis dimensões da qualidade, determinando que o cuidado seja seguro, efetivo, oportunos, centrados no paciente, eficiente e igualitário. Essa atividade discutirá as dimensões da qualidade do cuidado e segurança do paciente, o impacto de eventos adversos e o papel dos colaboradores e organizações de saúde na melhoria da segurança do paciente. Também serão discutidos temas como: quem é responsável por notificar falhas de qualidade e segurança, o que precisa ser notificado e como notificar.

Fornecida por
Essa atividade é fornecida pela OptumHealth Education e pela UnitedHealthcare Global.

Apoio comercial
Essa atividade não conta com apoio comercial.

Exigências de hardware/software
Para visualizar essa atividade é preciso usar Internet Explorer versão 7.0+, ou Firefox versão 3.0+, com Windows Media Player versão 9+, RealPlayer versão 12+, ou Adobe Flash Player versão 9+. Antes de iniciar a atividade, assegure-se que de o bloqueio de pop-ups está desligado/desabilitado.

Público-alvo
Essa atividade foi criada para atender às necessidades de profissionais de enfermagem, farmacêuticos, médicos e outros profissionais da área da saúde e profissionais e colaboradores que fornecem cuidados de alta qualidade.

Objetivos de aprendizado
Ao final dessa atividade educacional, os participantes serão capazes de:

  • Entender a criticidade das dimensões da qualidade e da segurança do paciente. 
  • Definir e enumerar as seis dimensões da qualidade.
  • Identificar as dimensões da qualidade e segurança do paciente e fornecer exemplos.
  • Descrever o impacto de eventos adversos.
  • Reconhecer o papel que dos colaboradores e organizações têm nos cuidados de saúde para aprimorar a segurança do paciente.
  • Discutir quem é responsável por notificar falhas de qualidade e segurança, o que precisa ser notificado, como notificar e por que isso é importante.